Governo vai investir cerca de 145 milhões em fábrica de produção de vacinas para animais
A província do Huambo vai ganhar uma fábrica de produção de vacinas para animais de grande porte.
O projecto, que resulta de uma promessa feita pelo Presidente da República durante uma visita de trabalho à Huíla, vai custar cerca de 145 milhões de dólares aos cofres do Governo.
"É um projecto de iniciativa presidencial, os fundos são do Governo angolano. A promessa foi feita pelo Presidente da República, João Lourenço, durante uma visita de trabalho à Huíla", revelou António José Lenine, representante do Gabinete do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Citado pelo Jornal de Angola, o responsável não indicou um prazo específico para o arranque das obras de construção. Contudo, fez saber que se encontram em curso trabalhos de desminagem na zona e que estes deverão ser concluídos na segunda quinzena de Dezembro.
António José Lenine explicou que a infra-estrutura será erguida na reserva fundiária do perímetro florestal do Instituto de Investigação Veterinária, no Huambo, numa área de cerca de 89 hectares.
Adiantou que a tutela está a criar condições para que seja fabricada a vacina que geralmente é administrada nas campanhas de vacinação dos animais.
De acordo com o Jornal de Angola, o projecto também prevê a construção de um centro bio-veterinária.
Por sua vez Leonardo Sapolo, vice-governador do Huambo para o Sector de Infra-estrutura e Serviços Técnicos, considerou que esta iniciativa vai gerar novos empregos para os jovens.