Notícias

Actualização

Actualização

No seguimento do Comunicado de Imprensa publicado pela AAPA no dia 18/02, valendo-se dos seus canais oficiais de articulação com o Executivo, a AAPA foi informada que a imagem que circula nas redes sociais sobre a proibição de importação de produtos de origem animal, trata-se de uma comunicação interna proposta pelo Instituto de Serviços de Veterinária (ISV) ao Gabinete de S. Excia Ministro da Agricultura e Florestas, não tendo a medida passado ou sido aprovada pelos Órgãos Centrais do Executivo.

Assim sendo, não há alterações previstas sobre esta matéria, além daquelas estabelecidas e aprovadas pela Lei do Orçamento Geral do Estado 2025 no domínio da pauta aduaneira no seu artigo 30º, onde são aplicadas restrições e proibições de uma relação de produtos (patas, pés, cabeça, ponta de asas, cristas de aves e peles) não tão abrangentes como consta no documento que circula do ISV.

A AAPA continuará a trabalhar com o Executivo e demais parceiros na materialização dos planos de fomento e fortalecimento da produção nacional com vista a substituir gradativamente as importações, sobretudo numa perspectiva de ganho de eficiência colectiva da cadeia produtiva.

AAPA, por uma classe forte e uma produção soberana!

Associação Agro Pecuária de Angola (AAPA) manifesta preocupação sobre a proibição de importação de produtos de origem animal.

Associação Agro Pecuária de Angola (AAPA) manifesta preocupação sobre a proibição de importação de produtos de origem animal

A Associação Agro Pecuária de Angola (AAPA) manifesta a sua preocupação em relação à recente nota do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) que visa proibir em breve a importação de derivados de proteína animal (avícola, suína e bovina).

Produtores e Ministro da Coordenação Económica definem estratégia para impulsionar a Produção de Frango Nacional

Produtores e Ministro da Coordenação Económica definem estratégia para impulsionar a Produção de Frango Nacional

No dia 24 de Outubro de 2024, em Luanda, os representantes da indústria avícola nacional reuniram-se ontem com o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, ladeado dos Ministros da Agricultura, Ministro do Comércio, Secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, e Secretário do PR para o Planeamento, na fazenda agro-pecurária Filomena na província do Bengo. 

ARCCLA avança com parceria estratégica para dinamização das exportações de abacate através da plataforma logística da Caála

A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA, assinou no dia 11 do corrente mês em Luanda, um Acordo de Intenções com parceiros estratégicos nacionais e internacionais, visando a dinamização das exportações de abacate a partir da Plataforma Logística da Caála, na província do Huambo.

AAPA e ANAVI mantêm encontro com Equipa Económica do Executivo

AAPA e ANAVI mantêm encontro com Equipa Económica do Executivo

AAPA e ANAVI mantêm encontro com Equipa Económica do Executivo para analisar os constrangimentos no aumento da produção de carne de frango em Angola.

Marcando um Marco Histórico em Angola: A Capacitação dos Primeiros Consultores GLOBALG.A.P. em Angola!

Marcando um Marco Histórico em Angola: A Capacitação dos Primeiros Consultores GLOBALG.A.P. em Angola!

É com profundo orgulho que anuncio um marco histórico para o setor agrícola em Angola: a formação dos primeiros consultores GLOBALGAP do país, liderada pela IFC - International Finance Corporation, em colaboração estreita com a AAPA.ao.

Este programa notável não só criou uma fundação robusta para a implementação das normas GLOBALG.A.P., como também representa uma mudança de paradigma no acesso a práticas agrícolas certificadas e sustentáveis. Através da visão estratégica e do apoio do IFC - International Finance Corporation, foi possível equipar os profissionais angolanos com as competências necessárias para impulsionar uma produção agrícola de qualidade.

Este programa intensivo foi cuidadosamente estruturado, iniciando com três cursos preparatórios abrangentes que cobriram tópicos essenciais como segurança alimentar, auditoria e segurança no trabalho. A jornada formativa culminou com um workshop oficial da GLOBALG.A.P., preparando os participantes não só para implementar, mas para sustentar com excelência o referencial GLOBALG.A.P..

A capacitação destes profissionais preenche uma lacuna crucial, democratizando o acesso a conhecimentos especializados que, até então, exigiam investimentos elevados, com a utilização de técnicos estrangeiros. Agora, os produtores agrícolas angolanos podem contar com um diretório de consultores qualificados e endossados pela GLOBALG.A.P. para elevar a qualidade e sustentabilidade dos seus produtos.

Acredito firmemente que este é apenas o início de uma nova era onde Angola se destaca na exportação de produtos agrícolas de alta qualidade.

Parabenizo todos os formandos por este passo audacioso e pelo comprometimento em elevar os padrões agrícolas Angolanos.

Estes pioneiros estão não apenas a elevar as expectativas de qualidade e segurança alimentar, mas também a abrir portas para que Angola se firme no mercado global como um competidor de peso.

Conheçam os primeiros consultores GLOBALG.A.P. de Angola, os arquitetos do avanço agrícola sustentável no nosso país em https://www.globalgap.org/capacity-building/registered-trainer-program/ (procurando consultor no país Angola)

Eng.ª Alexandra Pinto
IFC - Food Safety Advisory Team

logo

A AAPA é uma Associação de âmbito nacional e abrange pessoas singulares e colectivas, associações regionais, cooperativas e todas as outras formas de organização.

Newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Siga-nos: